Páginas

Pesquisar este blog

terça-feira, 24 de março de 2009

Blog do PVC


Os cinco campeões da Taça Brasil (Bahia, Santos, Palmeiras, Cruzeiro e Botafogo) e os três do Robertão (Santos, Palmeiras e Fluminense) se reúnem hoje no Salão Nobre do Palmeiras para divulgar o dossiê sobre a equiparação dos troféus dos anos 50 e 60 ao Campeonato Brasileiro.
O diretor do departamento técnico da CBF, Virgílio Elíseo, diz só ter tomado conhecimento do assunto pelos jornais. Garante que a decisão não será rápida.
"Se o dossiê chegar até a CBF, teremos de analisar. Mas terá de ser uma decisão calma, que certamente terá a participação do presidente Ricardo Teixeira. Não vamos definir rapidamente", diz Elíseo.

Sou contra.
Mas, mais importante do que a minha opinião é que as pessoas entendam o assunto para poder se posicionar a favor ou contrariamente à ideia. Para ter opinião, em vez de paixão.
Então, antes de tudo, é preciso saber o que representavam esses torneios:

1. TAÇA BRASIL - Disputada entre 1959 e 1968 em formato de Copa do Brasil. É a irmã mais velha da Copa do Brasil.
Jogava-se em mata-mata e o campeão só entrava na disputa nas fases finais. Em 1962 e 1963, o Santos só entrou no torneio nas semifinais, direito reservado por ser campeão do ano anterior. Em 1963, só precisou de quatro partidas para ser campeão.
Em vários países, a Copa começou a ser disputada antes do campeonato. Na Inglaterra, por exemplo. E nem por isso a Copa foi equiparada ao campeonato.
OS VENCEDORES - 1959 - Bahia, 1960 - Palmeiras, 1961 - Santos, 1962 - Santos, 1963 - Santos, 1964 - Santos, 1965, Santos, 1966 - Cruzeiro, 1967 - Palmeiras, 1968 - Botafogo.

2. ROBERTÃO - Disputado entre 1967 e 1970, em formato de campeonato, em dois grupos de dez, com campeão e vice de cada grupo disputando o quadrangular final em turno único e pontos corridos. Chamava-se Robertão, por ser a ampliação do Torneio Roberto Gomes Pedrosa, o Rio-São Paulo, que passou a contar também com a participação de clubes de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná -- Bahia e Pernambuco tiveram acesso a partir de 1968.
OS CAMPEÕES - 1967 - Palmeiras, 1968 - Santos, 1969 - Palmeiras, 1970 - Fluminense
A ampliação do Rio-São Paulo deveu-se ao crescimento do futebol de outras regiões.
A diferença em relação ao Brasileirão disputado a partir de 1971 é a criação da Segunda Divisão.
Contando a Segunda Divisão, o Campeonato Brasileiro tinha 17 estados representados a partir de 1971. Por isso, passou a ser chamado Campeonato Nacional.

Um argumento contrário é que o Brasileirão teve nomes diferentes também a partir de 1971. Campeonato Nacional, Copa Brasil, Taça de Ouro, Copa Brasil, Copa União e Campeonato Brasileiro.

A frase definitiva, para mim, é de meu amigo Celso Unzelte. Você não precisa chamar Dom Pedro II de Presidente da República. Aliás, não pode.
Dom Pedro II era o homem mais importante da Nação no século XIX. Era o Imperador.

Bahia, Santos, Palmeiras, Cruzeiro, Botafogo e Fluminense ganharam títulos extremamente relevantes entre 1959 e 1970. Ganharam a Taça Brasil, irmã mais velha da Copa do Brasil, e o Robertão, irmão mais velho do Brasileiro. Mas não se deve incluir esses títulos na galeria dos campeões brasileiros.
Quem conhece a história, sabe a importância de cada um deles.
Para quem desconhece, equiparar ou não não faz a menor diferença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores